PET Selvagem foi tema da palestra realizada pelo CRMV/PB em João Pessoa
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV/PB) realizou no dia 12 de abril a palestra sobre PET Selvagem ministrada pela Médica Veterinária Valéria Natascha Teixeira, no Anfiteatro do IFPB, em João Pessoa/PB.
O PET selvagem como animal de estimação não convencional é uma área em expansão e que tem alterado a rotina das clínicas de pequenos animais. Segundo Valéria é comum vermos animais de estimação como gato, cachorro, porém essa realidade está mudando. Para atender animais como furões, roedores, répteis, primatas dentre outros é necessário que o “Médico Veterinário possua conhecimentos das especificidades da medicina zoológica de animais selvagens”.
Valéria explica que é muito importante começarmos a falar sobre uma área da Medicina Veterinária que é pouco abordada nas Universidades. Para ela é interessante que os profissionais continuem buscando conhecimentos, pois atualmente em clínicas de pequenos animais é preciso diversificar, não somente focar nas diferentes especialidades em cães e gatos como também em outras espécies de animais de estimação que vivem em nossas casas e precisam de Médicos Veterinários. Esses animais tem características e especificidades bem diferentes dos animais domésticos que estudamos na faculdade.
Sobre a temática da palestra a Médica Veterinária acredita que “é interessante mudar o foco e ampliar os conhecimentos dos médicos veterinários para que eles possam usar no dia-a-dia da rotina deles na clínica”.
Ao adquirir um PET selvagem é importante saber se existe um Médico Veterinário com conhecimento na área, além de obter informações sobre o tamanho, as necessidades, alimentação e o comportamento de cada espécie.
No Brasil é permitido criar animais selvagens, mas os mesmos devem ser adquiridos de criadouros comerciais devidamente registrados nos órgãos ambientais competentes.
Assessoria de Comunicação CRMV/PB