Skip to content

Código de Ética do Zootecnista

O código de ética é um instrumento normativo referencial para o exercício profissional. É neste documento que conhecemos os nossos direitos e deveres profissionais em uniformidade de comportamento, a partir de uma conduta exemplar. Seu texto é definido por resolução do CFMV, após aprovação de sua plenária e pode passar por atualizações. Todos os profissionais têm o dever de conhecer e seguir o código profissional da Zootecnia para sua proteção e para a prestação de um serviço de excelência à sociedade.

O Código de Ética da Zootecnia traz os deveres fundamentais, comportamento profissional, relações com os colegas, sigilo e responsabilidade profissional. Também trata dos honorários profissionais, procedimentos no setor público ou privado, relação com a Justiça e a publicação de trabalhos científicos.

Pensando nas mudanças que a Zootecnia e o mundo passaram nos últimos anos, o CFMV, após um trabalho de construção conjunta com os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), aprovou em 2019 uma nova versão do Código de Ética do Zootecnista com a Resolução CFMV nº 1267, publicada no Diário Oficial da União em 10/05/2019, que entrou em vigor no dia 13 de maio de 2019, Dia do Zootecnista.

Mais claro e abrangente, após 37 anos da primeira versão, o documento incorporou o juramento do zootecnista, além de menções à importância do bem-estar animal e da genética, temas ainda incipientes para a profissão, em 1982. Confira o resumo das inovações.

CFMV