Ao longo de 2017 a Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS/CFMV) fortaleceu ações para promover o bem-estar da fauna selvagem de vida livre e em cativeiro. Contribuiu também para ampliar a atuação do médico veterinário e do zootecnista nas áreas da conservação e produção de animais selvagens, além de conscientizar a sociedade sobre o tema.

Uma das principais realizações da CNAS neste ano foi o seu II Fórum, que contou com a participação de representantes das comissões regionais de animais selvagens. Realizado de 6 a 8 de novembro, em Brasília (DF), o evento definiu estratégias conjuntas que podem contribuir para a mitigação da ameaça formada pela fauna invasora, que foi tema do evento.

“O Fórum foi muito positivo, já que teve uma temática que envolveu todos os regionais e gerou posicionamentos importantes para a Medicina Veterinária e Zootecnia”, afirmou o presidente da CNAS, o zootecnista Carlos Eduardo Saad.

Ao longo do ano, um dos objetivos da Comissão Nacional foi fortalecer a parceria com os regionais, fomentando a criação de novas comissões nos estados. Atualmente, 13 CRMVs já possuem comissões de animais selvagens. “´É uma via de duas mãos, pois isso fortalece o Sistema à medida em que os regionais se sentem parte, são mais ouvidos e ficam responsáveis por determinadas ações”, acredita Saad.


Comissão Nacional de Animais Selvagens. Foto: Ascom/CFMV

Além disso, o presidente da CNAS/CFMV também ressalta a aproximação de diferentes comissões técnicas do CFMV nos últimos anos. “Elas passaram a trabalhar com uma única voz, por meio do intercâmbio da participação em eventos e maior interação”.  No último fórum de animais selvagens, a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária e a Comissão Nacional de Meio Ambiente foram convidadas para palestrar no evento.

Neste ano, a CNAS também finalizou a compilação de dados sobre as Instituições de Ensino Superior que ministram conteúdos de Medicina Veterinária de Animais Selvagens. Os resultados foram divulgados na Revista CFMV e enviados à Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV.

A CNAS contribuiu ainda com diversas consultas públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre elas sobre o registro genealógico de aves e sobre os critérios para registro de produtos de uso veterinário dinamizados. Discutiu ainda a Portaria que regulamenta o controle populacional do Javali em todo o território de Santa Catarina e se manifestou quanto ao surto de tuberculose em zoológico do Rio Grande do Sul.

Participação em eventos

A participação de integrantes da Comissão em eventos nacionais e internacionais ao longo do ano possibilitou uma rede de relacionamentos com profissionais na área de nutrição e manejo de animais selvagens, além da divulgação das ações dos médicos veterinários brasileiros que atuam na área e a obtenção de dados relevantes para a prática de Medicina Veterinária de animais exóticos.

Em 2017, a CNAS esteve presente no IX European Zoo Nutrition Conference 2017, na República Tcheca; no International Conference on Avian, Herpetological and Exotic Mammal Medicine – ICARE 2017, em Veneza, na Itália; e ainda no 12º Congresso Internacional de Mastozoologia, em Perth, na Austrália.

O representante da CNAS, Isaac de Albuquerque, também participou de quatro edições da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do Rio são Francisco (FPI Alagoas), como parte da Equipe de Fauna e esteve presente em reuniões da Câmara Técnica de Biodiversidade do Conama, tendo em vista a relação dos assuntos abordados com os temas da Medicina Veterinária e Zootecnia na área de Animais Selvagens e Meio Ambiente.

Sobre a CNAS/CFMV

A Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV é composta pelo zootecnista Carlos Eduardo do Prado Saad e pelos médicos veterinários Isaac Manoel Barros Albuquerque, João Luiz Rossi Júnior, Débora Rochelly Alves Ferreira e Valéria Natascha Teixeira. Saiba mais sobre a Comissão, clique aqui.

Leia mais:

Comissões do Sistema CFMV/CRMVs traçam plano de ação para combater fauna invasora em fórum

Médicos veterinários e zootecnistas discutem gestão de fauna invasora em fórum do Sistema CFMV/CRMVs

CFMV participa de discussões sobre mamíferos durante 12º Congresso Internacional de Mastozoologia, na Austrália

CFMV participa de conferência mundial sobre nutrição de animais em zoológicos

Fonte CFMV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *