Retrospectiva CRMV-PB 2020
Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19 o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB) ajustou a sua rotina de trabalho e as formas de atendimento, de modo a cumprir medidas de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus. O Regional intensificou a comunicação via e-mail, redes sociais, telefone, site e passou a utilizar o aplicativo WhatsApp e listas de transmissão como ferramentas para disseminar informações atualizadas sobre o Sistema CFMV/CRMVs e notícias relacionadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia.
Considerados essenciais, os serviços veterinários e zootécnicos se mantiveram ativos, bem como as fiscalizações do regional paraibano, que ultrapassaram a marca de mil, neste ano, um resultado positivo, considerando o período de quarentena e lockdown, que impossibilitaram atividades como as viagens de fiscalização para o interior do Estado.
Embora os eventos presenciais previstos para 2020, tenham sido cancelados, o CRMV-PB realizou o primeiro Curso Básico de Responsabilidade Técnica on-line, de forma remota, possibilitando a participação de profissionais, acadêmicos e palestrante de diferentes estados brasileiros. Ainda promoveu lives, pelo Instagram, sobre as áreas de atuação do médico-veterinário.
O Regional obteve liminar para retificação salarial em concursos públicos do Estado para cargo de Médico-Veterinário. E contribuiu para a inclusão da medicina veterinária em editais de Residência Multiprofissional em Saúde.
O conselho realizou ainda a ação Use Máscara, que disponibilizou máscaras de tecido para médicos-veterinários e zootecnistas inscritos no regional, como forma de apoio e demonstração de cuidado com os profissionais. Paralelamente, foram mantidas também atividades administrativas, sessões plenárias e de julgamento e entrega de carteiras.
A presidente do CRMV-PB, Méd. Vet. Valéria Cavalcanti, comemora os resultados dos trabalhos realizados no ano de 2020, “embora tenha sido um ano de muitos desafios, devido a pandemia da Covid-19, conseguimos realizar ações importantes em prol da Medicina Veterinária e da Zootecnia paraibana”, conclui Cavalcanti.
CRMV-PB em números
1.190 Fiscalizações realizadas no ano de 2020
Termo de Fiscalização – 827
Autos de Infração – 20
Termo de Constatação – 343
Atuantes – Profissionais e Empresas
Médico-Veterinário – 1.349
Zootecnista – 176
Empresas – 1.119
Dados retirados do Sistema SISCAD em 21/12/2020.