O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco sediou durante esta semana um Treinamento de Fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs. Representando a Paraíba o membro do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR/CFMV) e coordenador da fiscalização do CRMV-PB, o médico-veterinário Andreey Teles, esteve presente no treinamento que foi realizado nos dias de 30 de maio a 03 de junho.

O objetivo do encontro foi promover a harmonia das atividades desenvolvidas entre os diversos regionais, de modo a alcançar patamares semelhantes no que se refere a resultados e condutas, respeitando sempre a particularidade de cada um. Entre os temas abordados: o panorama geral sobre o processo de fiscalizar, a postura a ser adotada por um fiscal, como identificar os atores a serem fiscalizados, registros das atividades fiscalizatória e os resultados e desdobramentos das ações de fiscalização.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da fiscalização de nove Conselhos regionais (AC, AP, MA, PA, PE, PI, RR, SE e TO). Os temas abordados versaram sobre panorama acerca do processo de fiscalização; como identificar os atores a serem fiscalizados; registros das atividades fiscalizatórias; resultados e desdobramentos das ações de fiscalização; e, a postura a ser adotada por um fiscal.

Preocupado com a imagem que deve ser levada do Conselho ao público em geral, Andreey Teles foi o responsável por trabalhar esta temática junto aos participantes. Segundo ele, a fiscalização começa desde a apresentação pessoal do fiscal, o qual deverá portar todo o material visivelmente organizado, além do seu traje impecável e a identificação profissional aparente.

“É imprescindível que todo o procedimento de fiscalização possua foco e objetividade, de maneira que o agente de inspeção registre tudo o que encontrar, explicando com clareza ao fiscalizado, finalizando com a entrega da respectiva via do documento lavrado, seguido da informação dos canais de contato oficiais e o agradecimento”, reforçou Teles.