O Conselho Regional do Estado da Paraíba (CRMV/PB) foi representado pelo Zoot. Ricardo Romão, conselheiro do Regional, na apresentação do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (PLANES – PB) na última terça-feira (22), no auditório do INSA em Campina Grande.

O Zoot. Ricardo Romão falou no evento sobre a Nota Técnica elaborada por ele, juntamente com o méd. vet. Glenison Dias e pelo zoot. Tarsys Veríssimo, a pedido do CRMV-PB, sobre a Lei nº 11.140, de 08 de junho de 2018, que institui o Código de Direito e Bem-estar Animal do Estado da Paraíba.

Na Nota Técnica, são feitos apontamentos sobre falhas na lei, que invisibilizam práticas importantes no cotidiano, tanto no meio urbano quanto rural. A falta do Zootecnista, bem como a invasão na área de atuação do Médico Veterinário são outros pontos que também justificam a revogação deste código.

O conselheiro destacou que o CRMV-PB e de algumas instituições parceiras tentaram contribuir para uma remodelagem da lei. Inclusive, foi feito um levantamento de todos os pontos técnicos que deveriam sofrer ajustes ou sair do código. O Regional se reuniu com a comissão escolhida pelo deputado Hervázio Bezerra (autor da lei), mas a comissão não recebeu bem as orientações e o processo ficou parado.

De acordo com Romão, “Cuidar do bem-estar dos animais faz parte dessa missão que é zelar pelo sociedade. Tenho convicção de que uma lei de direito e bem-estar animal pode trazer inúmeros benefícios a todos, mas não a que está em discussão”, finaliza o conselheiro.

Sobre o PLANES-PB

O evento teve como anfitriã a Diretora do INSA, Dra. Mônica Tejo, além da participação de outras autoridades de Instituições Públicas, Produtores, Conselhos de área, políticos, entre outros.

Estavam presentes no PLANES-PB autores atuantes nos principais segmentos produtivos da agropecuária do estado da Paraíba, como: abacaxicultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de leite e de corte, mandiocultura, olericultura e ovinocaprinocultura de leite e corte.