Na ocasião foi apresentada às necessidades e o pedido de apoio do Conselho para capacitação de profissionais que lidam com atividade agropecuárias

Na tarde da última terça-feira (05) a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária a med.vet Valéria Rocha Cavalcanti e a presidente da Comissão Regional de Saúde Única, med.vet Débora Rochelly, estiveram em reunião na Sede da autarquia com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário de Mari Severino Ramos do Nascimento, juntamente com a médica-veterinária responsável pelo projeto Maria de Fátima Gonçalves para discutirem sobre a III ExpoAgro que será realizada em meados de setembro, no município de Marí e abrigará produtores rurais e investidores do semiárido e da zona da mata paraibana.

A III Expoagro Marí é um evento com abrangência regional e possui uma estrutura de 4 bases: institucional, comercial, produtiva e educacional; e tem a finalidade de apresentar potencialidades do setor agropecuário do município, em especial para ações desenvolvidas e os resultados obtidos no Programa Propriedade Produtiva. Esse programa corrobora com o melhoramento genético e sanitário de ruminantes e o arranjo produtivo local da mandiocultura.

A exposição tem como resultado principal o desenvolvimento de instituições e empresas que atuam no agronegócio, como também a valorização da participação de agricultores familiares visando o desenvolvimento econômico sustentável do município e região.

A Resolução 591/92, Art. 2° diz que o CRMV tem por finalidade orientar e fiscalizar o exercício das profissões de médico-veterinário e zootecnista. Como também servir de Órgão de consulta em assuntos referentes ao exercício profissional, ao ensino, à pesquisa, à extensão, à produção animal, à defesa sanitária, à saúde pública e ao meio ambiente. Além disso, o Conselho realiza consulta em matéria direta ou indiretamente relacionada com a indústria e o comércio de produtos veterinários, produtos de origem animal e seus derivados, nas áreas sob suas respectivas jurisdições.

Sabendo destas funções do CRMV-PB os representantes ouviram ideias de melhoramento para exposição feitas pela presidente do CRMV-PB, Valéria Cavalcanti e a presidente da Comissão Regional de Saúde Única, med.vet. Débora Rochelly, para atrair e também se organizar frente às normativas do Conselho com relação à exposições como essa, como também selar o apoio do Conselho com palestras e oficinas para os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas, além dos produtores da região.

Para a presidente, encontros como esses mostram que a autarquia está ainda mais próxima da população, dos colegas inscritos e de eventos como esses. “O Conselho vem buscando e segue realizando essa aproximação, mostrando que estamos de portas abertas não só para colaborar com projetos específicos para cães e gatos, nós vamos muito além, queremos estar presentes nesses pequenos municípios atuando seja de forma mais ativa promovendo aprendizado, como também abrindo caminhos para a população em geral conhecer as áreas de atuação do médico-veterinário e zootecnistas e que esses profissionais são indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento agrário e sanitário”, afirmou Cavalcanti.

Por fim, foi firmado o acordo de participação do CRMV-PB, mas com ressalvas aos representantes de Marí, que vão precisar reelaborar o projeto para indicar de forma mais precisa o papel do Conselho dentro da III Expoagro Marí, além de ter sido definido uma audiência pública na Câmara Municipal com a data ainda a ser decidida entre as partes.