Durante todo mês de setembro a campanha estará ativa para conscientizar a população

O mote da campanha  “Tem sempre um médico-veterinário cuidando de você”  para as comemorações do Dia do Médico-Veterinário, dia 9 de setembro, tem a Saúde Única como tema. A campanha irá durar o mês inteiro e tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para a atuação do profissional em questões ligadas à saúde pública, mostrando que a Medicina Veterinária vai muito além da causa animal.

Conhecida como a parte da Medicina que cuida dos animais, a Medicina Veterinária trata também de alimentos, solo, água, saúde pública, genética, doenças que circulam nos animais e atingem os homens – as zoonoses – e muitas outras áreas. São diversas especialidades, atingindo mais de 80 áreas de atuação. Essa amplitude faz da Medicina Veterinária a vertente principal da Saúde Única. 

Para Valéria Cavalcanti, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB), essa campanha vem para mostrar à população que a atuação do veterinário vai além dos animais domésticos. “temos um papel fundamental no acompanhamento de todo o processo de transformação da matéria prima para controle das condições de higiene e qualidade dos alimentos destinados à alimentação humana; além do controle de pragas – zoonoses -, são diversas áreas que compreendem o profissional e mostrar isso à população é de suma importância”, afirmou.

Durante todo mês de setembro o vídeo da campanha estará circulando no site, redes sociais, TV e rádio para que todos possam conhecer um pouco mais sobre o amplo mundo da Medicina Veterinária, a área da ciência que cuida dos animais, do meio ambiente e cuida também de você.

Saúde Única

A figura do médico-veterinário se destaca como o profissional mais qualificado para implantar e coordenar ações de Saúde Única. O Sistema CFMV/CRMVs tem insistido em alertar profissionais, gestores e população sobre o impacto positivo da atuação dele para a saúde de todos. 

A atuação desses profissionais na Saúde Única é exercida desde os primórdios, na origem da Medicina Veterinária, prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população.