O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) vem selando parcerias com outros órgãos fiscalizatórios para realização da prática de forma mais efetiva. Como foi o caso da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). A reunião ocorreu na última segunda-feira (16), na Sede da Semam.

A colaboração entre os órgãos prevê a fiscalização de forma conjunta para execução em todo o município ou quando houver solicitação da Semam ao Conselho como consultor para a elaboração de novos termos que sejam necessários para a Secretaria.

Além disso, a Semam convidou o Conselho para realização de outros projetos como o Selo Verde para petshops, clínicas, ambulatórios e hospitais; como também fiscalização conjunta com a disponibilização do check-list para averiguação de estabelecimentos e, posteriormente, emissão da certificação do CRMV-PB, Semam e Vigilância Sanitária.

A Semam também pediu apoio ao Conselho para a realização do projeto de microchipagem em animais de tração. A ação que ainda está sendo projetada, será realizada através da convocação de carroceiros para um cadastramento, com a emissão de laudo e a inserção do microchip no animal, o CRM-PB se dispôs a contribuir nessa atividade com a indicação de 3 profissionais para averiguação do bem-estar animal e vacinação. Isso envolverá 10 secretarias e trará visibilidade conjunta.

Para a presidente, a MV. Valéria Cavalcanti, esse tipo de parceria é de suma importância entre as entidades, pois os dois órgãos saem ganhando. “Quando a gente pensa nesse tipo de estratégia de ação acreditamos que isso seja extremamente válido, já que através da união dos órgãos, isso se realiza de forma mais contundente e temos um resultado muito melhor, mais rápido e bem mais preciso” concluiu.

Estiveram presentes na reunião a presidente da autarquia MV. Valéria Cavalcanti, o coordenador da fiscalização MV. Andreey Teles. Da Semam, estiveram presentes o chefe de licenciamento ambiental, Arthur Brasileiro, o coordenador de políticas de bem-estar animal Italo Oliveira e o chefe da fiscalização da Semam, Jocélio Araújo.