Chegamos ao final de mais um ano e, normalmente, nesta época é tempo de nos confraternizamos seja em festas com amigos ou nas tradicionais festas em família. É importante ressaltar que ainda estamos em pandemia e com variantes de SARS-CoV 2 circulando e deveremos manter os cuidados do uso de máscara, não aglomerar, uso do álcool 70% e fazer a vacinação como forma de prevenção.

Passando para o momento das comemoração é fundamental o cuidado com os alimentos consumidos nessa época. Eles devem ser adquiridos em locais que tenham o controle sanitário e que passem por inspeção e, ofereçam produtos dentro do prazo de validade, respeitando as temperaturas de acondicionamentos e integridade de suas embalagens. 

Devemos ter cuidado no consumo da ceia de Natal de alimentos perecíveis como ovos, maionese, pão-gelado, saladas, salpicão, entre outros, os quais ficam expostos durante o jantar. Esses produtos durante muito tempo em temperatura ambiente, podem causar multiplicações microbianas e, algumas delas, são zoonoses que podem ser transmitidas ao consumidor pelos alimentos.

Os frutos do mar, aves e carnes devem ser adquiridos em locais que tenham o controle com relação à inspeção e acondicionamento correto tendo passado pelo monitoramento e verificação de um profissional médico-veterinário e zootecnista certificando que os produtos estejam próprios para serem expostos ao consumo. 

A Comissão Regional de Saúde Única do CRMV-PB deseja um Natal de muita harmonia e muita saúde e um 2022 de muitas realizações.