O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), prossegue, até 30 de novembro, com a vacinação contra a febre aftosa. O alvo da campanha são bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. A meta é vacinar 90% do rebanho.

De acordo com a Sedap, a Paraíba tem, atualmente, um rebanho vacinável de mais de 1.3 mi de animais distribuídos em mais de 100 mil propriedades rurais cadastradas na Defesa Agropecuária. Com status “Livre de Aftosa com Vacinação”, perante a Organização Mundial da Saúde Animal, a Paraíba busca obter o status de “Livre de Aftosa sem Vacinação”, a partir de 2023.

A adesão dos criadores à campanha de vacinação contra a febre aftosa é fundamental para manter o status já conquistado. No entanto, a obtenção do status de “Livre de Aftosa sem Vacinação” ampliará ainda mais as possibilidades comerciais da Paraíba, como a realização de eventos sem quarentena e exportação de produtos animais para o mercado externo.

Em caso de dúvidas sobre a vacinação contra a febre aftosa, os criadores devem procurar os escritórios da Defesa Agropecuária ou ligar para o telefone (83) 3214-5492.