A prefeitura de João Pessoa abriu seleção para o processo seletivo da Residência Multiprofissional. Serão 3 vagas destinadas aos médicos-veterinários, com duração de 24 meses. 

As  equipes multiprofissionais são compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades que atuam de maneira integrada apoiando equipes de atenção básica para toda população. 

Apesar de muito importante, a presença do médico-veterinário na saúde pública ainda é muito pequena, por ser uma área pouco conhecida e explorada. 

Para a médica-veterinária, Nina Toralles, residente do programa na capital pessoense, a experiência na Residência Multiprofissional proporciona uma maior visibilidade para a profissão e ampliação dos conhecimentos: “fazer parte da residência multiprofissional dentro das unidades básicas de saúde tem sido enriquecedor e ao mesmo tempo  um desafio  diário. É preciso mostrar a importância do médico-veterinário não apenas na saúde animal como também dos homens e do meio ambiente”, afirma. 

É importante ressaltar que a presença dos residentes da medicina veterinária nas Unidades de Saúde da Família (USFs) é relevante para o diagnóstico de doenças e agravos relacionados à interface ambiente, animal e ser humano nos territórios, como também para o desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção em saúde.

 

Edital: EDITAL DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL 2022