O mês é dedicado à prevenção contra crueldade aos animais

A Presidente da Comissão Regional de Saúde Única, med.vet Débora Rochelly, participou na última quarta-feira (13) do programa Balanço Geral da Rádio Correio FM. Durante a entrevista Débora falou sobre o Abril Laranja, mês dedicado à prevenção contra crueldade contra animais, e ressaltou a importância do médico-veterinário no cuidado da saúde do animal.

A campanha Abril Laranja foi criada pela Sociedade Americana Para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA). O mês é dedicado à prevenção dos maus-tratos e a conscientização da população sobre os cuidados que os animais necessitam. 

O objetivo da ciência do Bem-Estar Animal é conhecer, avaliar e garantir as condições para satisfação das necessidades básicas dos animais (nutricional, ambiental, sanitário e comportamental), que vivem sob o domínio do homem. Essas podem variar de acordo com a espécie e com a situação em que se encontram e, é analisada, segundo o  conceito das 5 Liberdades:1- nutricional; 2 – dor, injúria, doenças; 3 – livre de desconforto, 4 – livre para expressar seu comportamento natural e a última, livre de medo e estresse. 

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), através da Resolução nº 1.236/18, traz conceitos claros e diferencia práticas de maus-tratos, crueldade e abuso, servindo de referência técnica científica para decisões judiciais relacionadas aos maus-tratos praticados contra animais, esses que são atos ou omissões que provoquem dor ou sofrimento desnecessários aos animais.

Durante a entrevista, med.vet. Débora Rochelly chamou a atenção para que os tutores busquem sempre se certificarem se o profissional está inscrito no Conselho e trabalha dentro das normas exigidas por todos os órgãos fiscalizatórios e de vigilância. “Ao levar o seu animal ao petshop ou ser atendido em nível domiciliar procure se certificar de que aquele profissional é realmente um médico-veterinário, porque só o médico-veterinário vai poder oferecer qualidade no atendimento do  animal”, finalizou Rochelly.

A entrevista completa pode ser conferida em: https://bit.ly/3vknpRy. A partir de 1h38min.

Assessora de Comunicação – Mabel Abreu