No último sábado (23) a presidente da Comissão Regional de Saúde Única a med.vet Débora Rochelly, representando o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB), ministrou uma palestra sobre a relação do Conselho com os auxiliares veterinários, em uma instituição de ensino superior de João Pessoa. Débora enfatizou a importância do evento como orientação aos alunos.

“Nós apresentamos o CRMV-PB. Foi demonstrado até onde o auxiliar pode ir, visto que a função de Auxiliar Veterinário é uma ocupação conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Foi apresentado pontualmente o que é atribuição deles”, contou Rochelly.

O auxiliar atua em conjunto com médicos-veterinários e laboratórios. Ele tem como atividades principais o auxílio em cirurgias, procedimentos e curativos, além de apoio nas técnicas aplicadas nos animais.

A palestra ocorreu a convite do Prof. Jonas dos Santos Silva, durante a aula de Introdução ao Curso de Auxiliar de Medicina Veterinária. Na ocasião, o professor ressaltou a importância do CRMV-PB na atuação profissional.

“O curso técnico em veterinário é muito importante, pois os alunos podem se tornar uma extensão do médico-veterinário. A palestra foi realizada para entrosar a relação do curso com o CRMV-PB. O objetivo é mostrar aos alunos que existe um Conselho e, que mesmo não podendo registrá-los tem todo o cuidado com eles”, comentou Jonas.