Seminário Nacional de Saúde Pública abordará a importância do médico-veterinário na vigilância e prevenção de doenças
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promoverá, no dia 18 de novembro de 2025, o Seminário Nacional de Saúde Pública, organizado pela Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSP). O evento será realizado na sede do CFMV, em Brasília, das 8h30 às 16h45, em formato híbrido (presencial e online), com inscrições gratuitas pelo Sympla.
Com o tema central voltado à integração da Medicina Veterinária às políticas de vigilância e prevenção em saúde coletiva, o seminário reunirá autoridades, pesquisadores e profissionais do Sistema CFMV/CRMVs para discutir os desafios e avanços da atuação veterinária na área.
A abertura será conduzida pela presidente do CFMV, médica-veterinária Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, acompanhada do secretário-geral, médico-veterinário José Maria dos Santos Filho, e do presidente da CNSP, médico-veterinário Wirton Peixoto Costa.
A programação contempla palestras sobre inserção do médico-veterinário na saúde pública e na vigilância em saúde, com o facilitador Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior e mediação de Raphaella Barbosa Meirelles Bartoli. Na sequência, Manoel Silva Neto abordará o tema “O médico-veterinário na vigilância sanitária”, e Aline Pinheiro Borges apresentará experiências práticas em grandes eventos sob a ótica da vigilância.
Durante o período da tarde, as discussões se voltam aos desafios éticos e técnicos da atuação em campo: Maria Helena Franco Morais falará sobre “Animais errantes e comunitários: um desafio contínuo para a vigilância em saúde pública”, e Haroldo Greca Júnior abordará o tema “Esporotricose e eutanásia de animais de importância para a saúde pública”, com mediação de Gerard Vicente Dantas de Medeiros.
Encerrando o encontro, serão apresentados os produtos da CNSP, incluindo dados da comissão e propostas para ampliar a contratação de médicos-veterinários em equipes multiprofissionais, unidades de vigilância de zoonoses e serviços de vigilância sanitária.
Para a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, “este seminário é um espaço de integração entre ciência, gestão e serviço público. Reforça o compromisso da Medicina Veterinária com a saúde única e com o fortalecimento das políticas públicas que protegem vidas humanas e animais”.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CFMV no YouTube, e os participantes que se inscreverem pelo Sympla receberão certificado de participação.
Assessoria CFMV
