A cidade de Sousa recebe o primeiro Curso de RT presencial desde o início da pandemia. 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB) realizou no dia 11 de novembro o primeiro Curso Básico de Responsabilidade Técnica no formato híbrido.

Após quase dois anos realizando o Curso de RT de maneira virtual, em decorrência da pandemia da Covid-19, o CRMV-PB voltou a executar o curso de forma presencial, em razão da liberação dos eventos pelo Governo do Estado.

O curso presencial ocorreu no Campus sede do IFPB com número restrito de profissionais, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde e, mantendo também a modalidade online para que os demais profissionais, médicos-veterinários, zootecnistas e estudantes pudessem acompanhar a grade de palestras ofertadas.

A solenidade de abertura foi realizada também de forma híbrida, com a fala da presidente do CRMV-PB, Valéria Cavalcanti, em forma de vídeo, cujo ressaltou que mesmo com a distância, foi possível realizar o evento de forma completa para todos. “A tecnologia veio aí para permitir que muitos profissionais de outros estados da federação possam também participar e retirar a sua certificação de forma simples e fácil. E, vale ressaltar, que a retomada dos cursos presenciais nos permite uma proximidade, onde acredito ser essencial, para sentirmos os colegas de forma mais acolhedora”, concluiu. 

A solenidade foi prosseguida pela diretoria do Regional que estava de forma presencial e logo após seguiu para a apresentação da palestra geral. 

As palestras 

O méd. vet. Andreey Teles ministrou a palestra Aspectos Gerais do Responsável Técnico  e o Zoot. Tarsys Veríssimo falou sobre Bem-estar animal: importância no contexto atual e aplicações na pesquisa. Durante a tarde os inscritos se dividiram entre duas áreas: Responsab

ilidade Técnica em Clínica de Pequenos Animais e em Biotério. 

No curso de pequenos animais foram ministradas as palestras Responsabilidade Técnica em Estabelecimentos Veterinários de Pequenos Animais, pelo méd. vet. Pedro Barbosa e Publicidade na Clínica de Pequenos Animais, pelo méd. vet. Wilson Wouflan.

No de Biotério, a méd. vet. Roberta Nunes ministrou a palestra Responsabilidade Técnica em Biotério e o méd. vet. Arthur Willian falou sobre Saúde em Animais de Experimentação.