Após ter sido adiada devido ao aumento de casos da Covid-19, foi realizada na tarde da última sexta-feira, 11 de março, na sede do CRMV-PB, em João Pessoa, a cerimônia de homenagem do “I Prêmio Profissional Destaque do Ano”. Os homenageados foram recebidos pela diretoria e conselheiros.

A premiação é uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB) e tem caráter exclusivamente cultural, bem como principal motivo o reconhecimento àqueles que disseminam boas práticas organizacionais, profissionais e educacionais voltadas às classes da Medicina Veterinária e Zootecnia no Estado da Paraíba.

A presidente do CRMV-PB, Valéria Rocha Cavalcanti destacou que a premiação é uma oportunidade de reconhecer os colegas que vêm realizando, cada um em sua área de atuação, um trabalho em prol da classe e da sociedade. “Essa homenagem é para mostrar o reconhecimento e valorização do trabalho de cada um dos homenageados e, realizar isso este ano, de forma presencial, após tanto tempo afastados, é ainda mais gratificante. Além disso, esse prêmio mostra o quanto conquistamos e também desejamos para o futuro, e criando formas de reconhecer quem faz com tanto amor e dedicação pela Medicina Veterinária e Zootecnia”, afirmou.

Por ser o primeiro ano, os homenageados foram eleitos por votação da diretoria,  conselheiros efetivos e suplentes do Regional durante a 260ª Plenária Ordinária, ocorrida em outubro de 2021. Os membros, em concordância, sugeriram dois nomes para cada uma das três categorias que contemplam médicos-veterinários e zootecnistas. 

A primeira categoria “Profissional Destaque” tendo os homenageados Geraldo Soares que ao ser contemplado disse ter sido um momento emocionante na sua carreira ser lembrando pelo CRMV-PB “Eu já fui homenageado algumas vezes, mas essa é uma homenagem ainda mais significativa por vir do Conselho, o órgão que rege a profissão e isso pra mim representa que fiz algo de bom para Medicina Veterinária e pecuária paraibana, nordestina e por que não dizer do Brasil?”, afirmou. Na área da zootecnia, o agraciado foi o zootecnista Wendell de Lima, que não pôde comparecer por motivo de falecimento familiar e receberá a comenda pelas mãos da presidente em outra data. 

Na categoria “Carreira Destaque” os agraciados foram Marco Aurélio que na sua fala agradeceu pelo reconhecimento pelo tempo dedicado à Medicina Veterinária. “É uma honra muito grande, os louros que eu estou recebendo da veterinária. É um reconhecimento da minha história, são 46 anos de trabalho no Ministério da Agricultura”, concluiu. O outro homenageado foi o zootecnista Wandrick Hauss que falou da importância do momento atual da pandemia e do quanto isso é significativo. “Este prêmio é de grande importância para mim após 40 anos de atividade na pesquisa, no ensino e por ter dedicado toda minha vida ao setor agropecuário. É muito gratificante um reconhecimento desse, principalmente em vida”, disse. 

Já na última categoria a de “Educador Destaque” os premiados foram Melania Loureiro que, infelizmente não pôde comparecer, mas a comenda foi recebida em seu nome por Talícia Bonifácio. O segundo homenageado foi o zootecnista Bonifácio Benício que falou sobre a emoção de ser lembrado como educador. “O prêmio é um reconhecimento de um trabalho feito durante minha vida toda, atuando há 30 anos e atualmente na UFCG. Receber esse prêmio é muito emocionante e eu estou muito satisfeito”, concluiu.

Estiveram presentes no evento compondo a mesa de honra a presidente do CRMV-PB med.vet Valeira Cavalcanti, o Secretário-Geral Adriano Fernandes, a tesoureira  Nina Toralles e representando os presidentes dos Regionais, a presidente do CRMV Pernambuco Elisa Araújo. Além deles, marcaram presença os conselheiros Leopoldo Mayer, Ricardo Guerra e Tarsys Veríssimo, como também, os familiares dos homenageados.

 

Perfil dos Ganhadores

Profissional Destaque do Ano

Méd. Vet.  Geraldo Soares (CRMV-PB 0071) é formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em 1974 passou a fazer parte do quadro da Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba. Durante 25 anos foi Diretor de Registro das Raças Zebuínas (ABCZ). De 1977 a 2019 foi Inspetor Técnico da Raça Pardo – Suíço. De meados dos anos 80 até o ano de 2018 desempenhou a função de Inspetor Técnico da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e da Paint Horse. Durante este mesmo período atuou como Juiz de pista, com credenciamento das Associações de cada raça. Nesses vários anos de vida profissional, desempenhou papel como médico-veterinário e plantonista em esportes equestres, em destaque para a vaquejada em todo Nordeste.

Zoot. Wendell Lima (CRMV-PB 0252) é formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi presidente da Comissão Regional de Zootecnia e membro da Comissão Regional de Responsabilidade Técnica do CRMV-PB entre 2016 e 2019. Durante esse mesmo período, foi conselheiro nesta Autarquia.

Carreira Destaque

Méd.Vet. Marco Aurélio Viana (CRMV-PB 0080), formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no ano de 1949. Formado também em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em 1976, assumiu a função de médico-veterinário no Ministério da Agricultura, desde então atuando nas áreas de reprodução animal, fiscalização de produtos veterinários e na defesa animal. Mestre em reprodução animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi conselheiro do CRMV Paraíba nos triênios 2001/2004 e 2004/2007.

Zoot. Wandrick Hauss (CRMV-PB 0009) é graduado em Zootecnia pela UFPB em Areia em 1980. Possui Mestrado em Ciência Animal pela Texas A & M University, Texas USA, em 1987 e é Doutor em Melhoramento Animal pela UFMG em 1997.  É Pesquisador III na Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – Empaer  e Professor de Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFPB/CCA, em Areia.  Foi pesquisador da Embrapa Caprinos/Ovinos entre  1991-1992 e Diretor Técnico da Emepa. Membro da Câmara Setorial da Caprina-ovinocultura junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de 2004 a 2014. Foi Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ em 2007 e Presidente da Sociedade de Brasileira de Melhoramento Animal,  biênio 2010-2012

 Educador Destaque

Méd. Vet. Melânia Loureiro (CRMV-PB 0115) é formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 1977. Possui mestrado e  doutorado na área de clínica médica com ênfase em homeopatia. Professora titular da Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG. Leciona as disciplinas Semiologia Veterinária e Fundamentos da Homeopatia, desde 1982.

Zoot. Bonifácio Benício (CRMV-PB 0035) é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Pós-doutorado em Zootecnia de Precisão pela Universidade de São Paulo (USP). Tem Mestrado e Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  É Bacharel em Administração, além das graduações  em Negócios Imobiliários e em Gestão Ambiental – Universidade Estácio de Sá – Ribeirão Preto-SP. Tem especialização  em Toxicologia Animal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Gestão Estratégica de Negócios e Gestão de Negócios Imobiliários pela Faculdade Alfa América. 

O Prêmio

Para o próximo “Prêmio Profissional do Ano” as indicações para a participação serão gratuitas e poderão ser feitas entre 1 de janeiro e 30 de junho de cada ano. Todas as indicações serão protocoladas no CRMV-PB mediante a apresentação da ficha de indicação anexa ao regulamento que estará disponível no site do Conselho. Devendo ser devidamente preenchida e assinada. 

As indicações só poderão ocorrer apenas por profissionais propriamente credenciados na Autarquia, como também deve estar anexo o currículo profissional e a justificativa do nome escolhido. 

Saiba mais acessando ao projeto: Projeto Prêmio

 

Mabel Abreu – Assessoria de Comunicação