Inspeção de alimentos, sanidade e bem-estar animal também foram temas da reunião

na causa animal que durante seu mandato, disponibilizou mais de R$2.5 milhões em emendas para atender toda a Paraíba. As emendas atendem ao Castra-Móvel nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Cajazeiras e Cabedelo; ao Hospital Veterinário de Patos e a construção de clínicas de acolhimento e castração nas cidades de São Bento e Cajazeiras, além de ver com bons olhos o agronegócio do Estado e a área de bem-estar animal.

O deputado federal Pedro Cunha Lima esteve presente na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB), na última sexta-feira (18), para uma reunião com a presidente do Conselho, méd. vet. Valéria Cavalcanti, sobre a criação da Agência de Defesa Sanitária e outros assuntos pertinentes às profissões da Medicina Veterinária e da Zootecnia. 

A visita à sede foi para conhecer o funcionamento do Conselho e a atuação da presidente em exercício. O deputado foi convidado a participar da reunião por ser atuante

O foco principal desse encontro foi a criação da Agência de Defesa Sanitária do Estado, pois a Paraíba é a única do Nordeste que ainda não tem uma agência e é de grande importância para a sociedade, para os produtores e principalmente para toda a classe da Medicina Veterinária. “A valorização profissional é um dos nossos valores como Conselho e esse tipo de ação vai gerar uma abertura de concursos e empregos diretos e indiretos para os profissionais inscritos nesta Instituição”, afirmou a presidente Valéria Cavalcanti.

Por fim, deixou o Conselho à disposição de outros gestores públicos para debater sobre essa pauta. “A Paraíba precisa avançar nas medidas sanitárias e a criação da agência é de extrema importância para todos, não só profissionais, mas principalmente atendendo aos padrões do mercado, garantindo a inocuidade dos produtos e subprodutos a serem consumidos pela população e ter parlamentares do nosso lado nessa luta faz toda diferença”, finalizou Cavalcanti. 

O trabalho da Agência de Defesa Sanitária é assegurar a sanidade das populações vegetais, a saúde dos rebanhos animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, a identidade e a segurança higiênico-sanitária e

 tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores. Também foi tema da reunião, a inserção dos profissionais na área de bem-estar animal, na polícia ambiental, na criação de uma coordenação ou um local que pudesse tratar desse assunto. 

O Deputado Federal parabenizou a gestão do Conselho e se colocou à disposição para ouvir a comissão que está na luta para a implantação da agência de defesa sanitária. Além de entender quais as necessidades do Regional. “Vejo que há uma dívida do poder público nesse espaço. Vou dedicar o meu melhor para fazer a minha parte e ser útil”, finalizou Cunha Lima.

 

Novos Inscritos

A presença do Dep. Federal coincidiu com a solenidade de entrega de carteiras profissionais, sendo assim, Pedro Cunha Lima participou da abertura junto com a presidente, onde parabenizou os novos profissionais presentes “Desejo que vocês tenham um caminho de muito sucesso e que vocês possam oferecer o melhor de cada uma para a causa da sua profissão”, saudou o deputado. 

Durante a reunião, a presidente do Regional falou sobre a atuação dos médicos-veterinários e zootecnistas na Paraíba, principalmente, no que diz respeito a inspeção de alimentos, sanidade e bem-estar animal. Pedro Cunha Lima agradeceu pela aula e ficou surpreso com a quantidade de áreas de atuação da medicina veterinária.