Agentes do setor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB) em rotas realizadas no interior do Estado, flagraram animais internados em condições totalmente contrárias à Resolução CFMV 1275/2019.
 
Numa das situações, o animal estava internado dentro de uma caixa de transporte, no chão do consultório. Sendo esta uma conduta incompatível com o bem-estar, a ética e o respeito para com o animal e seu tutor, sendo integralmente reprovada pelo Conselho.
 
Já em outro estabelecimento, uma farmácia veterinária – tipo de empreendimento que pode somente comercializar medicamentos veterinários-, estava mantendo um animal em período pós-operatório dentro de um compartimento destinado a abrigar animais do banho e tosa, no qual havia alimento e água, comprovando que o animal estava ali já há algum tempo.
 
O CRMV-PB reforça que, periodicamente são ofertados cursos objetivando treinar Responsáveis Técnicos, de modo a minimizar a ocorrência de determinados erros e condutas.
 
Ainda se referindo à Resolução 1275/2019, somente é permitida a realização de procedimentos cirúrgicos em estabelecimentos veterinários enquadrados como clínica ou hospital.
 
Em ambos os casos, os responsáveis serão chamados para prestar esclarecimentos.