Das competências e aspectos éticos até detalhes da atuação do Responsável Técnico (RT) em diferentes áreas: o livro Responsabilidade Técnica na Medicina Veterinária acaba de ser lançado e visa apresentar de forma clara e minuciosa o conhecimento necessário que o médico-veterinário precisa para assumir essa função.

Escrita pelas médicas-veterinárias Raquel Braga e Ana Carolina de Assis, a publicação conta com a contribuição de profissionais que vivenciam na prática essa atribuição. É possível conhecer documentos e legislações importantes de cada área, disponíveis de forma facilitada e atualizada, por meio de QR-Codes. As autoras atuam diretamente na área, como servidoras em Conselhos Regionais de Medicina Veterinária: Raquel é gerente técnica do CRMV-GO, enquanto Ana Carolina ocupa a mesma função no CRMV-MS.

“A graduação, via de regra, não prepara o profissional para assimir a função de RT, e a falta de observância, principalmente, dos aspectos legais e técnicos, podem expô-lo ao risco de ser punido nas esferas ética, civil e até penal. Por isso, é importante estar atualizado e capacitado para lidar com todos os aspectos que abrangem a responsabilidade técnica”, observa Raquel.

Ana conta que ela e Raquel buscaram profissionais que realmente atuam na área, nos diversos ramos de atividades apresentados no livro. “Ou seja, são conhecedores da função. Isso torna o livro único e cheio de experiências ao leitor, além de conter itens indispensáveis ao conhecimento do profissional que deseja assumir a função de responsável técnico”, relata.

Prefácios são do presidente e da vice-presidente do CFMV

O livro conta com dois prefácios, escritos pelo presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e pela vice-presidente, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida. Para o presidente, “a obra chega para preencher uma lacuna, já que poucas publicações se dedicam ao tema”. Ele comenta, ainda, que “a alteração frequente da legislação exige um dinamismo do profissional que pretende ocupar cargos na área”.

Já Ana Elisa celebra a iniciativa e empenho de duas profissionais mulheres. Ela destaca o alerta, presente na publicação, de que “ao assumir a função de responsável técnico, o profissional se encarrega por todos os serviços oferecidos pela empresa e/ou instituição”. Assinala, ainda, que o livro “é um farol que lança luz sobre uma das atuações mais importantes dos médicos-veterinários, com fundamentações para ampará-los tecnicamente (…)”.

Os colaboradores são 46 profissionais reconhecidos por seus pares, membros ou não de conselhos regionais de todo o país e também do CFMV. Entre eles, estão Ana Liz Ferreira Bastos, conselheira do CRMV-MG; Ekaterina Rivera, coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Domingos Lugo, ex-presidente do CRMV-PB e membro da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV; Leonardo Burlini Soares, coordenador técnico do CRMV-SP; Mateus Lange, coordenador de fiscalização e orientação profissional do CRMV-RS; e José Pedro Soares Martins, assessor técnico do CRMV-RS e ex-presidente da Comissão Nacional de Fiscalização do CFMV.

O livro, disponível em formato físico, tem 347 páginas e está à venda on-line.

Assessoria de Comunicação do CFMV