A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV-PB), MV. Valéria Cavalcanti realizou na segunda-feira (23) uma palestra sobre a “Atuação do Médico-Veterinário Sanitarista e sua aplicação no One Health”, no auditório do Campus da UFCG-Patos a convite da Liga Acadêmica de Saúde Única da UFCG (Lasu), uma associação que buscam explorar e aprofundar conhecimentos teóricos sobre a saúde única. 

A Saúde Única é uma vertente que trata da integração entre saúde humana, saúde animal, ambiente e políticas públicas, buscando que a segurança pode ser aplicada de forma abrangente, beneficiando todos os envolvidos na produção animal.

O presidente da Liga, Carlos Nascimento, explicou que a Lasu promove palestras mensais com temas do cotidiano e semestrais de forma presencial com especialistas na área. De acordo com Carlos, a presidente do Conselho foi escolhida para palestrar, principalmente, pela sua  atuação como médica-veterinária sanitarista. “Foi muito importante a presença dela, pois trouxe pra gente como funciona o Sistema CFMV/CRMVs como também por conta de sua expertise, abordou o tema da sanidade na área de alimentos de forma mais contundente para todos os participantes”, concluiu. 

Para Valéria Cavalcanti essa é uma oportunidade imprescindível de troca de experiências com a comunidade acadêmica. “Ter um encontro como esse é fundamental no processo de construção do conhecimento, discutir temas como o One Health é um grande passo na formação profissional”, disse. Na ocasião, também foi realizado um mutirão para entregar as carteiras profissionais a médicos-veterinários e zootecnistas que não puderam retirá-las na sede do Conselho durante este ano.

 

Mutirão de Carteiras 

Após a palestra a presidente realizou a solenidade de entrega de carteira profissional aos novos inscritos no Conselho.  A presidente conduziu a solenidade abordando a história da Medicina Veterinária e da Zootecnia; o funcionamento do Sistema CFMV/CRMVs e dos códigos de ética que regem as profissões de médicos-veterinários e zootecnistas.

Cavalcanti também ressaltou a importância da participação dos novos inscritos dentro do Conselho, no intuito de colaborar na construção da valorização profissional e da oportunidade de ter conseguido entregar as carteiras no interior do estado. “Aqueles que por algum motivo não conseguiram participar de uma solenidade na nossa sede podem finalmente receber sua cédula em mãos e participar deste momento importante na transição de bacharel para, de fato, médicos-veterinários.

Estiveram presentes também as professoras Maria Luana Rodrigues, Suely Cristina, que é professora do curso de Medicina Veterinária no campus de Sousa e a professora e coordenadora do laboratório de microbiologia do Hospital Veterinário de Patos, Carolina Santos. 

Para Suely foi uma honra participar da entrega da carteira profissional, tendo em vista que caracteriza o início da carreira de médicos-veterinários. “A cerimônia ajuda o recém-formado a ver no Conselho um ponto de apoio e a importância do Código de Ética e da conduta pessoal, o que torna-o imprescindível para execução do exercício profissional”, finalizou. 

Para a coordenadora do laboratório do HV da UFCG-Patos, a professora Carolina Santos, foi uma satisfação participar da entrega. “Ter a oportunidade de estar presente em um momento tão especial e verificar mais uma etapa que se inicia da vida profissional dos nossos alunos é gratificante”, concluiu.