A médica-veterinária Iana Pordeus participou hoje (16) do Programa Manhã da Gente, da TV Arapuan, e falou sobre o avanço da oftalmologia veterinária, que vai desde animais de companhia como também animais de grande porte e animais silvestres.

Assim como a medicina humana está sempre anunciando novidades, o segmento que cuida dos animais de estimação também se desenvolve a cada dia. No entanto, algumas áreas dentro dela, como a oftalmologia veterinária, parecem se destacar ainda mais quando o assunto são avanços.

Com o aumento da preocupação com os animais de estimação e o surgimento de novas tecnologias fez com que áreas como essa ganhassem força e se tornassem cada vez mais importantes para os cuidados com os animais de companhia e de outras espécies.

De acordo com Iana Pordeus, o cuidado precoce e o check up regular dos animais evitam doenças como catarata, glaucoma, problemas no ducto lacrimal e outros. “Assim como o cuidado regular que temos com os humanos, é preciso que os tutores procurem profissionais especializados para evitar doenças que podem se agravar com a falta de cuidado e levar os animais até a cegueira”, explicou Pordeus.

A atuação de um médico-veterinário não se resume ao atendimento clínico geral de cães e gatos. Além de poder atuar em diversos outros campos — como a inspeção de produtos de origem animal e a saúde pública —, esse profissional também pode optar por especializações na área clínica, assim como vemos na medicina humana.

Assista ao programa completo através do link: https://fb.watch/82W1nCg3z6/