A Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar do CFMV está ativa e galgando a participação de todos os estados da federação.

Na última quarta-feira (13) foi realizado, de forma online, o II Encontro da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar do CFMV que deu continuidade aos trabalhos da gestão e também debateram sobre os novos caminhos da Comissão. A Comissão atual é formada pelos médicos-veterinários tendo como presidente Valéria Rocha Cavalcanti e composta por Francisco Ives Tavares Pereira, Rana Zahi Rached, Ronaldo Gil Pereira e Sibelli Passini Ferrão. 

O Encontro reuniu 17 estados da federação, sendo uma participação bem expressiva. Os Regionais participantes foram:  Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Piauí, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso e Santa Catarina. Contaram ainda com a presença do vice-presidente do Regional de Roraima e do presidente do Regional do Rio Grande do Sul. Todos os membros da comissão nacional estavam presentes nessa segunda reunião.

Foram apresentados os novos integrantes, e como temas principais da pauta, a contribuição direta na sensibilização dos Regionais que mandaram representantes, para que fossem criadas suas Comissões de Tecnologia e Higiene Alimentar em cada estado.

Além disso, foi criado um cadastro para saber a expertise e áreas de trabalho de cada membro, a partir daí iniciarem  a movimentação, integrando a Comissão Nacional com as Regionais, sendo esse cadastro utilizado nas vezes que houver solicitação de parecer, principalmente, em consultas públicas com o Mapa ou da Anvisa, onde será sugerido que os membros que tem o expertise naquelas áreas às quais fazem parte sejam os representantes.

Outra discussão apresentada no Encontro foi sobre o III Fórum da Contha, que vai ser realizado em agosto, em Brasília. Esse fórum seria realizado junto ao Congresso de Higienistas, mas devido a algumas questões burocráticas e de tempo, não será possível realizar. “Não foi possível realizar lá, mas vamos fazer uma reunião informal com todos aqueles membros que estiverem presentes no Higienistas para que a gente os conheçam pessoalmente e possamos já iniciar uma integração das comissões com a comissão Federal.”, informou a presidente da Comissão, Valéria Cavalcanti.

Além da presidente do CRMV-PB, Valéria Cavalcanti, esteve também na reunião a médica-veterinária e componente da Comissão Regional de Saúde Única do Conselho, Cláudia Morgana que falou sobre ações de fiscalizações mais próximas aos municípios e estados. “Por mais que a gente busque a equivalência dos serviços, às vezes, é uma distância muito grande que eu visualizo no sentido desses âmbitos, de verificação e  de aplicação mesmo das legislações. Dessa forma, trocar ideias com outros estados que descem para ser aplicadas a nível de município ajudaria muito quem trabalha, principalmente, nessa base.

Por fim, será apresentada a revisão por parte técnica do Manual de Responsabilidade Técnica na área de Produtos de Origem Animal no III Fórum das comissões federal e regionais de alimentos.