Primeira mulher a presidir o CRMV, no Brasil, participa da reinauguração da sede do CRMV Tocantins
A médica-veterinária Arlette Amarylles Rocha Mascarenhas esteve presente durante a reinauguração da sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, na última sexta-feira (21), ao lado do presidente nacional e representantes dos conselhos estaduais
Arlette é Natural de Porto Nacional (TO) e atuante no Estado, antes mesmo da sua criação. Integrante do quadro de funcionários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Arlete foi a primeira mulher a presidir um Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no Brasil.
Entre os fatos mais marcantes dos 40 anos de profissão, Mascarenhas participou ativamente da criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e também colaborou na criação do CRMV-TO, tendo sido a primeira secretária-geral e presidente por dois mandatos.
A presidente do CRMV-PB, Valéria Cavalcanti também esteve na solenidade e destacou a importância de Arlette como representatividade da mulher nas gestões. “Quando uma de nós chega a um posto majoritariamente masculino, as outras ganham visibilidade e mais espaço para conquistas ainda maiores. O papel de Dra. Arlette na conquista para mulheres a frente das gestões, em âmbito regional e nacional, foi fundamental para inspirar outras de nós a tentar e realizar o mesmo”, finalizou.
A M.D. Valeria Cavalcanti também é a primeira mulher a exercer o cargo de presidente do CRMV-PB em 51 anos de história. Uma conquista para todas as mulheres que desejam representar a sua classe.

Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) participou da Plenária Itinerante realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), no estado do Tocantins. O Conselho foi representada pelo presidente Valéria Cavalcanti.
O CRMV Tocantins está recebendo nesta semana representantes de 16 estados e equipe do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, que irá realizar plenária itinerante no Estado, debatendo assuntos pertinentes a valorização das classes médica-veterinária e zootecnista. A sessão acontecerá nesta quarta, dia 22, no auditório do Hotel Victória Plaza, em Palmas.








