Valéria Cavalcanti participa X Congresso Latino-americano e XVI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, representando a Contha
Cavacanti é presidente da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar (Contha), do CFMV
Durante os dias 26 a 29 de abril, ocorreram simultaneamente os Congressos Latino-Americaco e Brasileiro, em Foz do Iguaçu (PR) ao qual estiveram reunidos profissionais ligados a saúde alimentar e higiênica de alimentos, discutindo novas técnicas, realizando atualizações na área, apresentação de artigos científicos e casos bem sucedidos com novas aplicabilidades.
Representando a comissão durante o evento, estiveram presentes a presidente da Contha, Valéria Rocha Cavalcanti e, dois dos quatro componentes, os médicos-veterinários Sibelli Ferrão e Ronaldo Pereira. A comissão se reuniu durante o congresso com outros profissionais das comissões regionais para discutir sobre as problemáticas dos órgãos fiscalizatórios, os avanços, as aplicabilidades com legislação, necessidades de inclusão desses profissionais, assim como a valorização da classe.
Por fim, foi também pauta da reunião uma solicitação à Comissão Nacional para que fosse enviado ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), um pedido ao Colégio Brasileiro de Higienistas de Alimentos, a inclusão na grade de programação do próximo Congresso, o I Encontro das Comissões Nacional e Regionais de Alimentos do Sistema CFMV/CRMVs para que essas reuniões tornem-se oficiais e possam fortalecer os profissionais que trabalha nas áreas de produtos animais.
Para Cavalcanti, mesmo ainda com pouca adesão presencial o Brasil vem em um crescimento de médicos-veterinários na área de alimentos e cada vez mais querendo garantir espaço. “O reconhecimento é necessário, afinal, nós somos responsáveis pela inspeção dos produtos de origem animal em diversos lugares, garantindo qualidade e saúde para os consumidores, para que eles levem à mesa sempre um padrão de controle realizado por um profissional adequado e atualizado”, concluiu.

No último sábado (23) a presidente da Comissão Regional de Saúde Única a med.vet Débora Rochelly, representando o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB), ministrou uma palestra sobre a relação do Conselho com os auxiliares veterinários, em uma instituição de ensino superior de João Pessoa. Débora enfatizou a importância do evento como orientação aos alunos.
A presidente do CRMV-PB, méd.vet. Valéria Rocha Cavalcanti, participou na noite da última quarta-feira (20) da Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIESP. 
O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB) se reuniu com o Batalhão da Polícia Ambiental do Estado, na última quarta-feira (20), para tratar sobre o termo de cooperação técnica, que envolve parcerias com outros órgãos como a
para que o jurídico do Batalhão possa analisar e fazer as considerações.
